sexta-feira, 5 de abril de 2019

Reunião: quarta, 3 de abril de 2019

Na semana em que não tivemos reunião, dia 27/3, o professor nos enviou por e-mail um atividade na qual precisaríamos criar um canal no youtube e postar videos falando sobre nossa resenhas acerca de livros, poemas, etc, que lemos.

A ideia é sem dúvidas ótima, pois como ele mesmo disse na reunião hoje: o alcance é ilimitado. Contudo, a proposta não foi bem aceita pelos pibidianos porque teremos que expor nossa imagem em um canal aberto para que todos tenham acesso. Além disso, precisaríamos de equipamentos para isso, aprender a fazer edição e, o mais importante, tempo para tudo.

Acredito que do modo que foi colocado não será viável. Talvez se for apenas um canal, o do blogão por exemplo, e as equipes enviarem um vídeo por semana seria considerável. Assim, não exporia a nossa imagem em nossas contas privadas e talvez não fique demais já que seria um vídeo por semana de cada equipe. Dito isto, o problema seria aqueles que não têm habilidades com câmeras.

O coordenador deixou claro que não haveria imposições, como os blogs, mas disse que "a educação está em nossas mãos". Os vídeos alcançariam, além dos alunos, os pais dos alunos. A motivação dele foi boa, mas acredito que não foi o suficiente para as pessoas aderirem à proposta dos booktubers.

Passado esse primeiro momento, os coordenadores nos lembraram do objetivo, do sentido de estarmos alí. Eles têm razão de fazer isso, porque as vezes a gente só vai fazendo por obrigação e o foco muda de intervenção para cumprir horário.

A equipe do supervisor Ricardo mostrou como irá apresentar o QR-CODE para a turma e o coordenador Luís deu algumas dicar para ficar mais clara a mensagem visual.

O assunto transmídia -escrita que nos envolve- voltou a ser o foco e um novo termo surgiu: "produto da leitura". Fomos orientados a levar um produto a cada aula, desenhar um personagem, colorir, recortar, trocar com o colega; levar um jogo de palavras cruzadas sobre o livro que estamos lendo; fazer uma poesia ou música; de modo que entendemos uma obra sem nunca ter lido. Pois, o que imposta não é a história, mas a literatura.

Além dessas dicas, a supervisora Andrea nos orientou a prestar atenção nas dicas que os alunos dão para que nós possamos mudar o caminho se for necessário. O professor Luís também nos falou que não é verdade quando as pessoas dizem que não sabem fazer algo, dizer isso é apenas um meio fácil de ser preguiçoso.

Próximo ao final da reunião, as equipes falaram como está o andamento do projeto de leitura da escola. Algumas ideias já foram encaminhadas para a culminância do projeto e outras ainda precisam de revisão. Durante as falas os coordenadores deram diversas sugestões e nos deixaram à vontade para contata-los caso precisemos de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário