Iniciamos nossas atividades hoje, depois da primeira semana de aula deles. A turma está nitidamente maior e mais difícil, mais disperso, muito barulho e conversas paralelas, alunos saem sem pedir.
Diferente da anterior, essa turma é o nono "d", eles são um pouco mais velhos. Pudemos reconhecer mais de cinco rostos do ano passado e calor na sala de aula parece está pior. Porém, consertaram a porta que não tinha a metade (só não foi pintada).
A recepção não foi das melhores, porque não fomos apresentados.
A aula foi uma introdução à produção textual. O supervisor deu quatro temas: violência doméstica, o consumo de droga entre jovens, aborto na adolescência e gravidez na adolescência. Em seguida pediu para que apontasse as causas e as consequências desses temas.
Entretanto, o que mais chamou atenção foi a entrada de um coordenador dizendo: "vou aprovar você para o primeiro ano". Falou isso para uns seis alunos que haviam repetido por reprovação em duas, três matérias.
Só no final ele explicou: "você me deve três matérias. As aulas vão começar no meio do ano." Só então entendemos que se trata de progressão.
No meio disso, o coordenador percebeu a presença de um garoto do sexto ou sétimo ano e foi bastante rude, falou que ele não era mais da escola, mencionou chamar a polícia, "porque já funciona assim", explicou ele.
Depois desse episódio, outra mulher (tipo de inspetora que fica "regulando" os alunos, assim como o coordenador que entrou anteriormente) entrou e apontou de dedo para alguns alunos, todos meninos. Quando questionada acerca dos nomes pelo professor Ricardo, ela disse que não sabia, mas os reconhecia. Ela também foi rude.
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