segunda-feira, 18 de março de 2019

Observação das aulas nos 9° "A" e 9° "B": quarta, 13 de março de 2018


A primeira aula foi no 9° B e o início se deu com a correção de uma atividade do livro didático. Diferentemente da aula do supervisor Ricardo, nas aulas da supervisora Edilene o livro didático é mais presente.


Ainda na primeira aula, a Bia chegou para falar de sua experiência de leitura para os alunos. A pedido da professora, eles derem uma pausa na atividade para ouvir a história da Bia.


A sala não estava atenta, alguns continuaram fazendo a atividade. Contudo, ouve algumas manifestações quando a Bia citou Naruto e houve também manifestação das meninas quando a Bia citou uma obra na qual  os homens têm um papel secundário.


Ela foi interrompida por um coordenador, que entrou sem uma fala de "com licença" ou "bom dia". O coordenador foi cobrar aos alunos presença nas oficinas de português e matemática (que acontece uma vez na semana, salvo engano, com outros professores). Os argumentos de motivação que ele usou foi enfatizar a perda de nota e acionar os pais e conselho tutelar.


A Bia deu continuidade à apresentação e mais uma vez foi interrompida, dessa vez foi para mudarmos de turma porque os horários ainda estão desorganizados.


Chegamos à turma do 9° ano A às 8:10. A supervisora Edilene pediu para a Bia também apresentar lá.


O interesse da sala foi nítido. Houve pequenas manifestações individuais como pequenos gritos, aplausos e inquietação durante as obras citadas. Mais uma vez o gosto por Naruto foi unânime.


Alguns alunos já conheciam as obras e  também fizeram perguntas quando a Bia mostrou a série preferida dela que eles não conheciam. Interagiram também a respeito das diferencas entre as versões do filme e do livro Piece Jackson.


Depois da apresentação, a professora pediu para a turma escrever as perguntas de uma atividade do livro didático e responder em casa. Enquanto os alunos escreviam, o coordenador pedagógico entrou sem nem falar "oi". Avisou que se houver cena de violência durante a apresentação do projeto de leitura, a encenação deve ser feita sem o uso de armas.


Depois do intervalo voltamos para o 9° ano B e alunos continuaram a atividade do livro didático.


Em seguida, uma estudante  de serviço social da UFAL foi informar sobre a oportunidade de cursinho preparatório para a prova do IFAL. São dez vagas que serão destinadas às meninas dos nonos ano. As meninas irão passar por processo seletivo.


Logo após, no final da aula, o coordenador pedagógico "aconselhou" que quem criou perfil nas redes sociais com a imagem da escola "para denegrir a imagem dos colegas" apagasse tudo, porque a instituição já sabe quem é o responsável e irá denunciar caso o perfil não seja removido.






domingo, 17 de março de 2019

sábado, 2 de março de 2019

Reunião: quarta, 27 de fevereiro de 2019

Alguns avisos foram dados sobre verba e sobre a necessidade de material para o PIBID, como projetor, livros, etc.

Ouvimos os relatos da Valquissandra e Letícia Vita a respeito das apresentações delas na escola Onélia Campello. Elas falaram sobre suas experiências como leitoras para algumas turmas na semana anterior.

Ambas falaram que a turma em que atuam semanalmente, 9º ano "D", deu pouca atenção, mas as turmas da manhã foram mais receptivos. As meninas do PIBID ficaram empolgadas ao falar da troca de olhares, ou reações de alunos que demonstraram interesse durante as apresentações.

Em seguida, mais uma integrante foi convidada a nos contar a sua experiência como leitora. A Bia proporcionou muitas risadas ao se comparar seus traços de personalidade com as características dos personagens das histórias.

Ela falou sobre o interesse em mangá e mitologia grega. Também citou as obras: "A turma da Mônica", "Uma professora muito maluquinha" e uma saga chamada "Trono de vidro".

Para concluir, exibiu fotos dos desenhos que ela faz e fotos em eventos de cosplay.

Primeira aula com o 9° ano "B": quarta, 27 de fevereiro de 2019

Mais uma vez sob supervisão da professora Edilene, iniciamos as atividades com a apresentação da equipe do PIBID e apresentação da experiência como leitora da pibidiana Valquissandra.

A turma no início se mostrou um pouco impaciente, mas fez silêncio total ou quase durante a leitura dramatizada da Val de um texto de Álvares de Azevedo. Houve manifestação quando ela citou as obras "Harry Potter" e "O senhor dos anéis". A professora Edilene também chamou atenção para uma garota que se emocionou durante a leitura. Infelizmente, não conseguimos ver muitas expressões porque os alunos estavam de costas para nós da equipe.

Passamos uma lista para que os alunos indicassem os livros que gostariam de trabalhar no projeto. Pudemos observar a influência da Val devido a quantidade de vezes que havia "Harry Potter" na lista.

Terminada a apresentação, a Val seguiu para se apresentar em outra turma e a professora retomou um exercício do livo didático sobre interpretação de texto.

Depois da aula, fomos até a biblioteca para selecionar o livro a ser trabalhado no projeto leitura e escrita. O livro escolhido foi "Cidades de papel", de John Grin. Também ajudamos a professor a atualizar os registros do blog dela. Tivemos horário vago para isso porque a turma do nono ano "A" estava em atividades com estudantes de medicina. 

Primeira aula com o 9º ano "A" (mudança de horário): terça, 26 de fevereiro de 2019

Primeira aula depois da mudança de horário sob supervisão da professora Edilene. Os colegas pibidianos, nesse dia, foram a Thaane e o Afonso. A turma foi apenas o 9º ano "A", pois neste dia a turma do 9º ano "B" estava em atividades com estudantes de medicina.

A primeira diferença foi o lugar em que sentamos, acredito que por causa do espaço disponível, mas, de qualquer modo, a visão a partir do lugar próximo à professora é melhor. Nós conseguimos ver bem a expressão dos alunos umas vez que eles não estão de costas para nós, equipe do PIBID.

A segunda novidade é que iremos trabalhar com duas turmas: 9º ano "A" e "B", ficaremos mais tempo na sala de aula.

A turma é bem tranquila, eles não são barulhentos e fazem as atividades. Também gostei mais de trabalhar pela manhã, funciona melhor.

A recepção da professora e dos demais pibidianos foi tranquilizante. Iniciamos as atividades desse dia lembrando aos alunos o objetivo do PIBID e fazendo o apanhado de livros que eles gostariam de trabalhar no projeto de leitura da escola. Passamos na cadeira de cada aluno e falamos um pouco com eles. O livro selecionado foi "A culpa é das estrelas", de John Green.

Depois desse movimento, a professora Edilene passou uma atividade do livro didático sobre interpretação de texto. Em seguida, esperamos ela dar uma aula ao sétimo ano, mas não acompanhamos porque pertence a outra equipe. Aguardamos na sala dos professores até o intervalo, saímos quando eles chegaram e voltamos quando eles saíram (isso porque a sala não é muito grande e também não ficamos à vontade).

Quando reencontramos a professora às 10h, na sala dos professores, falamos sobre horário, política, etc, até as 11h.





Última aula com o 9° ano "D": sexta, 22 de fevereiro de 2019

Foram apenas duas semanas com essa turma de 2019, mas já se cria vínculo porque quase automaticamente vou pensando em como lidar com o jeito deles. Terei que recomeçar na próxima equipe, mas as expectativas são boas. Isso porque precisei mudar o horário da minha participação na escola.

A aula foi sobre interpretação de texto. O professor Ricardo distribuiu uma folha com a letra da música "Amor e sexo", interpretada pela Rita Lee.

Houve uma maior discussão sobre o tema, o professor se alongou mais nos comentários e exemplos para discorrer sobre os assuntos. Os alunos se interessaram mais também. Todos ficaram em silêncio, por certo tempo, durante a fala da Valquisandra, da nossa equipe do PIBID, sobre o que é amor pra ela. Ela falou com emoção sobre Deus e eles respeitaram, ouviram. Foi bonito.

Durante a discussão, uma aluna que aparentemente sofre violência doméstica falava: "amor não existe", com expressão de raiva. Mais tarde, com a ampliação do tema ela disse: "gosto de traição, já estou acostumada". Ela aparenta sofrimento.

Em seguida o professor pediu para que os alunos respondessem algumas questões reflexivas que ele havia escrito no quadro sobre os temas.

No final da aula, fizemos o apanhamento das sugestões dos alunos a respeito dos livros que eles gostariam de trabalhar no projeto de leitura da escola.

Alguns dos temas foram: Cinquenta tons de cinza, O senhor dos anéis, Harry Potter, A culpa é das estrelas, Dom Quixote, etc. Além destes, alguns temas de filmes foram citados: Boneco assassino, Thor, O grito, etc.

O professor irá selecionar aquele que a maioria escolheu e que seja possível fazer um bom trabalho.