Ao chegarmos à escola, já havia
movimentação dos estudantes se dirigindo às salas e o porteiro não fez
perguntas ao entrarmos, mesmo assim, nos apresentamos e aguardamos, no pátio da
escola, o professor e nosso supervisor Ricardo Pereira chegar. Não demorou
muito e ele chegou. Concordamos em dividir nossa equipe de oito pessoas,
naquele momento, em dois grupos de quatro a fim de não causar alvoroço na sala
de aula, que é pequena. Desse modo, a primeira equipe interagiu no primeiro
horário com a turma do nono ano “D” e a segunda equipe interagiu com o nono ano
“C” posteriormente. Enquanto nós da segunda equipe esperávamos nosso momento,
aproveitamos esse tempo de ócio para conhecer os cômodos da escola. Há algumas
cartolinas com trabalhos de artes dos alunos sobre o folclore, culinária,
danças, brincadeiras músicas, lendas. Especialmente dois espaços me chamaram a
atenção: uma horta e a biblioteca (contendo não só livros didáticos, há também
livros paradidáticos organizados por gênero: novela, romance, conto. Há também
frases sobre os prazeres da leitura coladas nas estantes). Depois do tour pela
escola, a ansiedade já estava controlada.
Logo após, a primeira aula acabou, o
professor nos chamou, nós nos apresentamos à turma do nono ano “C” e comentamos
brevemente sobre nossos objetivos na sala. De modo semelhante, cada um deles
falaram seus nomes, o que gostavam e o que mais tinham dificuldades em língua
portuguesa. Para minha surpresa e contentamento, redação venceu como a
preferida. As dificuldades variaram entre: regras de gramática, verbos,
pontuação e, a mais citada, interpretação de texto. Em seguida, acompanhamos a
organização do projeto “Leitura e Escrita”, observamos a interação do professor
com os alunos e ao final revisamos um dos poema de cordel sobre Onélia Capello
feito pela turma.
Horta e Biblioteca
Trabalhos de arte dos alunos expostos na area externa
Nenhum comentário:
Postar um comentário