Foi a primeira vez em que ficamos
só observando a turma, sem interações. Pudemos ver o professor guiar a aula e
se relacionar com os alunos com mais foco.
Ao entramos na sala vimos o
professor arrumando as cadeiras e reclamando que aquela não era sua obrigação.
Os alunos aparentavam descontentamento com a fala do professor e justificaram
dizendo que a bagunça tinha sido feita pela turma anterior. Passado o episódio,
o professor falou sobre as notas do projeto que ocorreu na segunda, dia 10 de
setembro. O critério das notas seria individual, porque, segundo ele, “não é
justo alguém que só segurou o cartaz receber a mesma nota de alguém que recitou
uma poesia”.
Em seguida, ele pegou o material
de apoio que sempre fica em suas mãos e falou sobre a formação das palavras,
escrevia exemplos no quadro e pedia as respostas aos alunos que prontamente
tinham a resposta correta. Vez ou outra em que alguém respondia errado, o
professor falava a resposta correta sem explicar o porquê de a primeira não
ser.
O intervalo iniciou às 15h 30min
e retomamos às 16h. Ao se acomodarem, os alunos foram surpreendidos com a
proposta de uma redação de vinte linhas do professor. O tema foi “Namoro
precoce entre jovens”, mas eles queriam que o tema fosse aberto porque não
sabiam muito sobre esse assunto. Então, o professor leu brevemente um texto e
explicou o significado da palavra “precoce” a pedido de alguns.
A aula acabou às 16h 50 e todos
foram liberados.
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