segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Diagnóstico Etnográfico (parte 3)


PROJETO PEDAGÓGICO

Obs.: Estão refazendo o PPP, porque foi feito em 2012 e tem muita coisa atrasada, houve mudanças na coordenação, direção, necessidade de readaptação, etc. O PPP não tinha base filosófica, apenas dados da escola, segundo o coordenador pedagógico, “[...] a escola trabalhava no vazio, sem saber a base filosófica, histórica [...]”.
O coordenador disse que aproveitou a base filosófica e sociológica da escola do município e trouxe para a Onélia Campello.

Coordenador fala acerca do PPP e dos seguintes aspectos (a partir do min. 2:43 até o min. 9:09):

Missão da escola;
Objetivos;
Metas;
Princípios pedagógicos;

Lugar da atividade física lugar da alimentação na formação dos alunos: não especificado.

ATIVIDADE EXTRACLASSE:

Obs.: Segundo o coordenador pedagógico, a escola tem um projeto de trabalho muito bom. Porém, difícil de realizar visto a falta de verba, professores, etc.

Semanas: não especificado.

Feiras: não especificado.

Outros: não especificado.

Excursões a museus, parques, praças: não fazem, segundo relatos de alunos do nono ano “c”. Alguns alunos relataram que raramente só a turma do ensino médio vai; algumas alunas falaram que foram ao evento da SBPC na UFAL, mas não por incentivo da escola.

Eventos esportivos: jogos internos; projeto de zumba, no qual alguns alunos participam; grupo de ensaio para abertura dos jogos internos; aulas de educação física; gincana, com envolvimento de todas as turmas;

Modo de solução de problemas de indisciplina, bullying, violência, etc.: chama os pais, manda para casa, reprimendas (especialmente quando fogem ou parte para agressividade). O coordenador pedagógico vê a situação como natural, porque quando vai observar o histórico da família, trata-se de famílias desestruturadas, com casos extremos de morte e de prisões. “[...] o aluno reproduz isso na escola, o que faz com que a escola tenha alguns problemas [...]”. Em último caso, o aluno é transferido.

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